terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Instituto Inhotim


Chris Burden Beam Drop Inhotim 2008 - Foto: Eduardo Eckenfels (Divulgação)

Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977, foto: Carol Reis

É difícil não se surpreender ao visitar o Instituto Inhotim. Trata-se de um imenso parque e museu a céu aberto, com projeto paisagístico iniciado por Burle Marx na década de 1980, e uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo.
Localizado na cidade de Brumadinho, a cerca de 65 km de Belo Horizonte, o Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz há mais de duas décadas, durante as quais sua propriedade particular foi se transformando, até a abertura ao público em 2006. O extenso acervo ambiental e cultural, aliado à uma infra-estrutura impecável, garantem aos visitantes uma experiência bastante especial.
Atualmente conta com aproximadamente 500 obras, expostas em galerias e em meio aos jardins, de artistas brasileiros e estrangeiros renomados, como Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Matthew Barney, Chris Burden e Yayoi Kusama, entre outros.
As diversas opções de lanchonetes e restaurantes, assim como os funcionários gentis e bem preparados, tornam a visita ainda mais agradável.
Para percorrer o parque e visitar todas as obras com tranquilidade, recomenda-se que o passeio seja dividido em dois dias. Os visitantes podem se hospedar em Belo Horizonte, já que o acesso ao instituto por carro é relativamente fácil, ou em uma das charmosas pousadas localizadas na região de Brumadinho.
O instituto fica aberto para visitação de quarta-feira a domingo, e o valor da entrada é de R$16,00 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada). Mais informações podem ser encontradas no site www.inhotim.org.br.
Camila C. Corazza


Cildo Meireles, Desvio para o vermelho, 1967-84, foto: Pedro Motta (Divulgação)




Miguel Rio Branco - Blue Tango - fotografia Cibachrome, 1984 (Divulgação)

                                                        

2 comentários:

  1. Realmente muito lindo esse lugar!
    PARABÉNS!
    A iniciativa desse empresário, que investe em arte e cultura, e de todos que participaram desse projeto.
    Thiago

    ResponderExcluir
  2. É muito legal e lindo mesmo! Obrigada pelo seu comentário :)
    Abs,
    Carol
    Living

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...