quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Art Project: o mundo virtual dos museus

A Internet já nos possibilitou fazer muitas coisas sem sair de casa, e não param de surgir novidades desse tipo. Dessa vez, uma nova ferramenta irá atrair especialmente os amantes da arte e promete impressionar os internautas. O Art Project, que começou a funcionar no primeiro dia desse mês, permite que os usuários visitem alguns dos museus mais importantes do mundo virtualmente. Iniciativa do Google, utiliza a tecnologia similar a do Street View (mapeamento de ruas, fotografadas em 360 graus), por meio da qual pode-se explorar os museus, fazendo percursos que permitem visualizações que dão a sensação de que estamos realmente caminhando por eles.

Cerca de 1.000 obras de arte podem ser vistas no momento, pertencentes a 17 museus do mundo todo, entre eles o MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o Museu Van Gogh, o Palácio de Versalhes e o museu russo Hermitage.

As imagens de algumas obras estão em altíssima resolução, sendo possível perceber mais detalhes do que vendo-as pessoalmente. Informações e vídeos no youtube sobre elas também podem ser acessados. A ferramenta permite ainda que o visitante brinque de “colecionador”, escolhendo suas obras preferidas para montar a sua própria coleção virtual, que pode ser compartilhada com outras pessoas.

Abaixo postamos um vídeo curtinho que explica como o Art Project funciona.



Usar o aplicativo não é difícil; acesse o site www.googleartproject.com e bom passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...